coloured concrete in waterpark

Gerusa Gama

Sou Gerusa Gama, tenho 37 anos e sou canceriana. Sou a filha mais nova de Mãe e Pai negros, tenho um irmão e uma irmã. Solteira e sem filhos, por enquanto.

Sou formada em Moda desde 2010 e trabalho na área desde o primeiro período da faculdade. Nesses 18 anos de profissão, passei por todos os segmentos da Moda (feminino, masculino, infantil; moda festa, fitness, praia, acessórios, bolsas, calçados, homem, mulher) e estive em diferentes posições em empresas: de vendedora a coordenadora. E reforço que minha melhor escola foi na posição de vendedora; onde eu Mulher Preta lidei com todo tipo de pessoas. Em 2015 tive a ideia da minha empresa. Eu estava na melhor posição profissional, como coordenadora de uma grande empresa, mas estava no meu pior momento emocional. Me via trabalhando 24h. Me vi trabalhando apenas por dinheiro. Até que um dia chorando por Moda sem propósito não fazer mais sentido pra mim, eu saí do banho e vesti minha melhor lingerie para mim. Uma lingerie que eu ganhei de uma amiga para usar com um namoradinho e ficou guardada por tempos como minha melhor lingerie. Percebi então que eu estava usando minha melhor lingerie, no meu pior dia, para mim mesma. Na hora pensei: "A lingerie é o único artigo de moda que a gente escolhe pra gente primeiro. No íntimo que muitas vezes ninguém vê, precisamos nos fazer bem.". E então eu precisava fazer outras Mulheres se sentirem assim também. Em 2026 nasceu a MAPA LINGERIE. O nome é siglas de "Mais Amor Por Amor". Afinal, se temos amor por nós mesmas, temos amor para dar ao próximo. E nesse mix de Moda e Psicologia criamos produtos versáteis como body, cropped, sutiã, calcinha, pijamas; no conceito de colocar a lingerie em primeiro plano. Feita para aparecer. Lingerie para dormir e para sair.

Temos fabricação própria. Em produção, algumas operações são feitas dentro da fábrica e algumas outras são terceirizadas. 90% das nossas vendas hoje são online (pandemia e pós pandemia); mas ainda temos um ateliê que trabalhamos ocasionalmente com atendimentos agendados. Atendemos varejistas e atacadistas.

Temos 2 colaboradoras diretas. E 10 indiretos.

Em 2015 tive a ideia da minha empresa. Em 2016 eu saí do emprego que eu estava para me dedicar ao meu empreendimento. Tive muito medo da instabilidade financeira e responsabilidades de ter uma empresa sozinha, mas minha vontade de fazer algo muito diferente no mercado era maior do que meu medo. Foi difícil porque eu tinha um pequeno capital inicial, não tinha capital de giro e eu fazia 90% das operações da fábrica: da produção dos produtos até a venda final, comunicação e redes sociais.

Acredito que os principais desafios para empreender são: dinheiro e pessoas. Sem investimentos, não conseguimos ir muito longe. E sozinho não vamos muito longe. Sem investimento não conseguimos contratar pessoas para nos ajudar nas operações e administração do negócio.

Na moda íntima, temos versatilidade e autenticidade. Criamos produtos como body, cropped, sutiã, calcinha, pijamas, em tecidos tecnológicos e estampas exclusivas; no conceito de colocar a lingerie em primeiro plano. Feita para aparecer. Lingerie para dormir e para sair. Outro ponto importante: no Brasil, acredito ser a única empreendedora negra de moda íntima a fazer produtos de premium, linha luxo.

Sou de humanas, nunca fui a melhor amiga da administração. Mas hoje, temos um novo administrador empresarial para cuidar do dinheiro da empresa e fazer uma melhor gestão em finanças.

Temos em média 5 mil clientes em todo país, e 5 clientes gringas fora do Brasil.

Dentro do universo da Moda Íntima, nossa nova estratégia é apostar em homewear & sleepwear. Pijamas premium para dormir e para sair. A estratégia MAPA sempre foi mostrar nossos produtos em streetwear; em como as “MAPETES”, nossas clientes, usam seus produtos na rua. Nessa divulgação, temos sempre um marketing gratuito e orgânico que faz com que a marca cresça em todo país.

Sair nas revistas de Moda:

Elle Brasil, Marie Clarie, Vogue Brasil, Raça Brasil, como moda autoral e autêntica no mercado.

Convite Vogue Brasil como empreendedora MAPA para estar presente no Baile da Vogue 2019

Enviamos nossa moda para 3 países diferentes, atendendo mulheres estrangeiras no exterior.

Ter aberto fábrica própria com produção interna.

Collab com a C&A Brasil em 2021.

Ser a marca que representou 80% das vendas no projeto do Instituto C&A.

Ter grandes e famosas influenciadoras usando MAPA espontaneamente, como Camila Coutinho usa e a modelo internacional Sharam Diniz.

Dar palestras na Universidade de Moda sobre empreendedorismo e ter a marca como moda destaque no mercado.

Ser convidada como marca destaque para a Feira Preta 2022 e participar de um desfile para 30 mil pessoas.

Ser convidada como empreendedora MAPA e mulher negra para ser uma das personas de um banco digital.