A Campanha SOU BLACK tem como seu principal objetivo promover negócios liderados por pessoas pretas, evidenciando a importância do blackmoney, ações de fomento ao afroempreendedorismo e acesso à crédito. Os empreendedores serão os protagonistas e sua “voz”, utilizada para contar sobre os desafios e benefícios de empreender.
Gerusa Gama
Em 2015 tive a ideia da minha empresa.
Eu estava na melhor posição profissional, como coordenadora de uma grande empresa, mas estava no meu pior momento emocional. Me via trabalhando 24h.
Na hora pensei: "A lingerie é o único artigo de moda que a gente escolhe pra gente primeiro.
Rodrigo Portela
Hoje me percebi uma pessoa de família rs, sou pai e marido e feliz com isso.
Empreendo desde 2017, isso pois o mercado além de não absorver meu talento e capacidade, não valorizava a cultura preta envolvida no audiovisual.
Ainda temos o desafio de acesso a crédito, de conquistar credibilidade além do peso do racismo, ainda mais atuando em um mercado embranquecido.
Aline Gabriel
Eu me chamo Aline Gabriel, cresci na periferia de Osasco, tenho 36 anos, casada, mãe de 3 filhos e mãe de santo.
Nada na minha vida vem fácil. Eu tinha uma carreira próspera como enfermeira, mas o excesso de plantões e pouco descanso resultou no fraturamento da coluna e do quadril.
Então decidi empreender. Inicialmente, tive muito medo de investir, mas fui recebida com muito entusiasmo pelo público que ansiava pelos meus serviços.
Assim, surgiu a Nala Nandê...
Luiz Felipe
Eu me chamo Luiz Felipe, moro na zona leste e sou o pai do Arthur.
Para mim, o dinheiro sempre foi um desafio ainda quando se trata de econimizar, mas sei que que não é problema desde que você se empenhe para isso.
Hoje trabalho em uma empresa do segmento de e-commerce, mas vira e volta penso na possibilidade de empreender, criar uma marca porque gosto de moda, mas entendo o quão desafiante isso possa parecer.
Mas não posso me esquecer que preciso construir um legado e deixar para o meu filho...
Bia Moremi
Meu nome é Bia Moremi, sou de São Paulo, Bacharel em Química.
Trabalhei como executiva da área de Meio Ambiente por 10 anos até ter a ideia de abrir a Brafrika Viagens, agência de agroturismo que trabalha online com viagens nacionais e internacionais.
Nós nunca precisamos pedir crédito, o que é uma situação bem singular frente ao cenário de empreendedorismo brasileiro.